quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Curiosidades de outro países:O regime de engorda da Mauritânia, lá o padrão de beleza é outro






Nesse país africano, o padrão de beleza é completamente diferente daquele com o qual estamos mais acostumados. Ao contrário dos grandes centros de moda que vendem o ideal de beleza feminina como um corpo cada vez mais magro, na Mauritânia a coisa é o oposto. Não é nem que as mulheres não sigam um padrão de beleza: pelo contrário! Elas seguem, sim, mas fazem sacrifícios para engordar.
Esse esquema de regime de engorda tem a ver com a crença de que mulheres com mais peso são melhores esposas. Estar acima do peso significa ser saudável e é um forte indicativo de status social na Mauritânia. Os homens de lá procuram esposas mais gordinhas para ostentar mesmo: andar com uma mulher rechonchuda significa que são bons maridos.
A obsessão com o ganho de peso é tanta que o país é cheio de “fazendas de engorda”, onde mulheres jovens são levadas para passar por um processo de ganho de peso, coordenado por mulheres mais velhas. As meninas são forçadas a comer grandes quantidades de alimentos e a beber muito leite. Aquelas que se recusam são punidas e apanham.
A prática é, obviamente, malvista pelo governo do país, que tenta acabar com essa cultura cruel principalmente por meio da divulgação dos problemas de saúde ocasionados pela obesidade. Uma das táticas governamentais foi, inclusive, popularizar novas músicas que falam sobre mulheres de corpos esguios. A ideia, segundo os governantes, não é difundir a ideia de um novo padrão de beleza, mas esclarecer que forçar uma pessoa a comer deveria ser uma prática ilegal.(Fonte: Daina Geremias no Site Mega Curioso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário